Diferenciais desde criança
Língua Estrangeira
O ensino da língua estrangeira segue a linha filosófica do colégio, construtivista sócio interacionista, baseado na pedagogia de projetos.
O objetivo não é apenas linguístico, o idioma é abordado como meio de instrução, o foco está no tema gerador que pode transitar em diferentes áreas do conhecimento, aguçando assim a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico e outras habilidades importantes para o século XXI.
Para tanto, utilizamos metodologias ativas de ensino e aprendizagem, que favorecem a visão comunicativa da língua, tais como:
- CLIL – Ensino e Aprendizagem de Conteúdo e Língua Integrados e a Pedagogia de projetos para realização do projeto anual.
- Gamificação – através de desafios e enigmas propostos nas atividades, propiciando o trabalho em equipe e o pensamento crítico.
- Mãos na Massa (hands on) – propostas de projetos e atividades que envolvam a criação e participação efetiva dos alunos em todas as etapas.
- Inglês - nossos alunos iniciam as aulas de inglês assim que ingressam na Educação Infantil com 1 ano, com professores especialistas, e continuam em carga horária gradativa e expressiva até o 9º ano, no Colégio Johann Gauss. No Ensino Fundamental II os alunos têm a possibilidade de prestar os exames de Cambridge.
- Alemão - o ensino da Língua Alemã se inicia a partir dos 5 anos, no Pré. Com continuidade até
o 9º ano, os alunos prestam o primeiro exame de proficiência da língua, o A2.
- Capoeira - a partir dos 3 anos até o 3º ano do Ensino Fundamental. Desenvolve a criatividade, a expressão, a coordenação motora, as atitudes (respeito, disciplina e cooperação), além de fazer bem para o corpo.
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) - A partir dos 3 anos, os alunos aprendem a usar o computador por meio de softwares educativos, de forma interdisciplinar com os projetos desenvolvidos pela sala.
- Introdução a Robótica - a partir do Pré, com metodologia Zoom Education, e material Lego.
- Música - com ênfase em Musicalização Infantil do Infantil I ao IV, que prioriza a percepção auditiva, diferenciação de timbres, altura e duração do som, e ritmos. A partir do Pré, com professor especialista, introduzimos os instrumentos musicais e o canto com escalas musicais.